ATENÇÃO: Este conteúdo está obsoleto!
Ir para o novo FAQ de Dados do War

É comum os jogadores de WAR reclamarem de um certo favorecimento "fora das regras" dos dados de defesa do jogo sobre os de ataque. A equipe do Gametrack realizou diversos testes para garantir a aleatoriedade de todos os dados.
Alguns jogadores naturalmente tem a tendência de culpar os dados por suas derrotas. Mas o fato de empate entre valores iguais de dados dar vitória para a defesa representa uma forte desvantagem para o ataque que não é óbvia à primeira vista.
Leia com atenção as perguntas e respostas abaixo para tirar todas as suas dúvidas e desconfianças de como funcionam os dados do WAR.

1. Por que vocês fizeram esta área de perguntas e respostas apenas para falar sobre os dados do WAR?
2. Quais são as formas de se sortear os dados no WAR?
3. Quais são as diferenças entre a forma 3D de sorteio e a de seleção de face de dados?
4. Mas há alguma vantagem no jogo entre uma forma e outra?
5. A velocidade do ataque altera em alguma coisa nos resultados dos dados?
6. Por que quando acaba o tempo de escolha de faces eu não sou expulso da sala?
7. Por que o primeiro dado que cai sempre é maior ou igual que os seguintes? Isso não acontece no jogo de tabuleiro real!
8. Mas por que então vocês fizeram 2 formas de sorteio de dados já que em tese não há diferença entre elas no resultado do jogo?
9. E o que vocês já fizeram para resolver o suposto problema de dados de defesa super-fortes?
10. E o que vocês NÃO fizeram para diminuir as reclamações sobre o sorteio dos dados?
11. Se os dados são aleatórios, por que eu perco mais exércitos quando ataco do que elimino do adversário?
12. Usei a calculadora e verifiquei que no jogo aconteceu comigo um fracasso de conquista que estava estimado como bastante raro! Por que comigo?
13. Estou realmente revoltado com os dados. Eles sempre me roubam! O que devo fazer?
14. Estou realmente revoltado com os dados. Eles sempre me roubam! O que NÃO devo fazer?
15. Passei a jogar na forma de seleção de face de dados, mas nada mudou! Continuo sendo roubado.
16. Vocês têm que fazer alguma coisa. Vejo muitos reclamando que os dados roubam. Comecei a acreditar!
17. Ok. Estou convencido: não faz sentido culpar os dados pelas derrotas! O que vocês sugerem fazer então quando vir alguém reclamando dos dados no chat?

Ver Calculadora dos Dados do WAR


1. Por que vocês fizeram esta área de perguntas e respostas apenas para falar sobre os dados do WAR?

Os dados do WAR representam um ponto polêmico para alguns jogadores do Gametrack. É relativamente comum recebermos mensagens questionando a validade dos resultados dos dados de ataque contra os de defesa. Algumas pessoas chegam a cogitar "conspirações" propositais feitas pela nossa equipe de desenvolvimento. Assim, para acabar de vez com todas as dúvidas, resolvemos explicar tudo em detalhes neste FAQ.



2. Quais são as formas de se sortear os dados no WAR?

Existem 2 formas: a de sorteio em 3D e a de seleção de faces de dados.
Na de sorteio 3D, a cada ataque o jogador da vez arremessa juntamente os dados de ataque e defesa numa cena 3D. De acordo com a movimentação do mouse e com o momento do clique, os dados são lançados simulando fisicamente o que ocorre na realidade. Os resultados dependem tanto da interação do usuário no lançamento como das posições iniciais dos dados, que ficam girando caoticamente para evitar manipulação do usuário.
Na forma de seleção de faces, o jogador que faz o ataque deve escolher uma face de cada dado a ser sorteado. As faces estão todas a princípio em branco, mas com o número já determinado escondido nela. Quando o jogador clica, revela-se o número daquela face, que é considerado o resultado do dado. Assim, os valores sorteados dependem apenas da decisão às cegas do jogador e por isso não se pode culpar o jogo ou o sistema por um certo favorecimento de resultados. Se você tivesse clicado em outro lugar, o resultado seria diferente.



3. Quais são as diferenças entre a forma 3D de sorteio e a de seleção de face de dados?

A forma 3D é um pouco mais lenta e cansativa para o jogador, já que na seleção de faces é possível definir todas as faces com um clique só. Observe que os dados são realmente lançados de forma caótica e que não há nenhum problema com eles. Essa é a opção ideal para quem suspeita que as faces não estão pré-fixadas na outra forma.
A forma de seleção de face de dados é indicada para quem quer ter certeza que não está sendo vítima de uma perseguição do destino ou coisa do tipo. Nesta forma, os resultados de cada dado só dependem da sorte dela adivinhar as melhores faces a se clicar.



4. Mas há alguma vantagem no jogo entre uma forma e outra?

Não. Independente da forma que se escolhe jogar, na média, um jogador não deveria ser favorecido ou prejudicado no jogo por esta decisão.
Tecnicamente, o sorteio 3D é feito em uma simulação física cujos resultados são caóticos (imprevisíveis) e dependentes apenas das condições iniciais dos dados e do movimento do jogador no lançamento..
A forma de seleção de faces, por contar com a livre decisão às cegas do jogador, já se caracteriza numa quantidade grande de amostragem como um sorteio aleatório.



5. A velocidade do ataque altera em alguma coisa nos resultados dos dados?

Independente da forma de sorteio dos dados, eles podem ser simulados em três velocidades diferentes:

  • normal: Esta é a velocidade usada em ataques com a opção de menu "Dados normais".
  • rápida: 50% mais rápido que a velocidade normal, selecionado em ataques com a opção de menu "Dados rápidos".
  • ataques múltiplos: 50% mais rápido que a velocidade rápida, disponível apenas com o uso da tecla "CONTROL" pressionada durante os ataques de território com mais de 20 unidades contra um com mais de 10. Não importa qual opção de menu está selecionada.
Independentemente da velocidade dos ataques, os resultados serão exatamente os mesmos. A velocidade só altera o tempo utilizado para simular o lançamento, deixando-o cada vez mais rápido. Pode ser útil para economizar tempo em ataques múltiplos entre territórios com várias dezenas ou centenas de unidades, mas perceba que fica mais difícil de assimilar o que está acontecendo.

Guarde isso: os resultados não mudam com a velocidade dos ataques.

Outro detalhe importante é que a forma de sorteio (seleção de faces ou simulação 3D) e a velocidade de ataque (normal, rápida, múltiplos) é definida pelo jogador da vez, aquele que faz o ataque. Todos os outros jogadores e espectadores verão o ataque de acordo com a configuração que o atacante está usando. Isso evita que a reprodução de um jogo fique mais lenta que a de outro jogador, o que acarretaria em espera e atrasos nas passagens de turno. Além disso, dá liberdade para cada um configurar seus ataques da forma que preferir, sem depender dos outros. O jogador atacado não altera em nada os parâmetros do sorteio dos dados.



6. Por que quando acaba o tempo de escolha de faces ou de lançamento dos dados 3D eu não sou expulso da sala?

Quando acaba o tempo de escolha de faces, o jogo faz imediatamente o ataque com valores de dados sorteados automaticamente.
Desta forma não damos nenhuma penalidade grave para quem por ventura demore a se definir.
As duas formas foram feitas para serem igualmente vantajosas dentro do jogo.



7. Por que o primeiro dado que cai sempre é maior ou igual que os seguintes? Isso não acontece no jogo de tabuleiro real!

Na verdade, cada dado é sorteado de forma independente dos resultados dos outros dados. O que o jogo faz apenas é, ao colocá-los caindo no tabuleiro, já ordená-los de forma decrescente, isto é, do maior resultado de dado a esquerda para o menor a direita.
Ele faz isso tanto nos dados de ataque como nos de defesa. Isto é feito apenas para facilitar a comparação dos pares de dados ataque/defesa para saber quantas vitórias ocorreram. É apenas uma facilidade para agilizar a compreensão dos resultados para os jogadores.
De forma alguma isso influencia na aleatoriedade de cada dado.



8. Mas por que então vocês fizeram 2 formas de sorteio de dados já que em tese não há diferença entre elas no resultado do jogo?

Por mais que os dados por seleção de faces têm faces previamente fixas e ocultas, sempre aparecia um usuário ou outro desconfiado.
Acreditamos que isso seja resultado de um fator psicológico. Alguns preferem justificar suas derrotas nos dados como uma "perseguição" ou "bug" na parte programada dos dados, já que esta é a única que foge de seu controle. Não aceitam qualquer resposta ou garantia que possa ser dada.
A solução para estes casos é jogar simulação 3D, reproduzindo a física real. Os resultados que você terá dependerão apenas da sua sorte já que o processo é caótico.



9. E o que vocês já fizeram para resolver o suposto problema de dados de defesa super-fortes?

Inicialmente auditamos todos os resultados de dados nos ataques das partidas para cada jogador em nossa base de dados.
Em poucos dias, um jogador mediano já acumula mais de mil amostragens de ataques de dados no nosso servidor.
Quando alguém reclamava, verificávamos se havia de algo estranho na curva de probabilidades de resultado de dados daquele jogador em seus ataques (considerando ainda os resultados dos dados de defesa também em cada caso).
Nunca reparamos nada de anormal nas estatísticas destes jogadores. Pelo contrário, muitas vezes os jogadores que reclamavam tinham mais sorte do que a média, isto é, ganhavam mais exércitos do que a estatística teórica. Estas diferenças são normais e não despertam suspeitas, desde que estejam dentro de um limite percentual determinado pela quantidade de amostragem de resultados de dados do jogador.
Fizemos então várias alterações no algoritmo pseudo-aleatório que é usado para sortear os dados, entre elas:

  • Invertemos os valores dos dados de ataque com os de defesa e as pessoas continuaram reclamando da defesa forte.
  • mudança da semente da série esporadicamente, dependendo do tempo de interação do usuário com o jogo (dependente do clique dele).
  • criação da calculadora WAR e publicação das informações estatísticas para cada tipo de ataque e resultado dos dados com o objetivo de deixar claro aos jogadores a vantagem da regra do empate de valores ser da defesa.
  • uso de uma série pseudo-aleatória desenvolvida por nós do Gametrack e não padrão da ferramenta de desenvolvimento. Implementamos a série de Fibonacci.
Após algumas dezenas de casos, percebemos que as reclamações continuavam. Concluímos que a via de solução era oferecer uma forma alternativa de seleção dos valores sorteados nos dados e a simulação 3D.



10. E o que vocês NÃO fizeram para diminuir as reclamações sobre o sorteio dos dados?

Não fizemos e nunca faremos:

  • favorecer resultados dos dados programaticamente para algumas espécies de jogadores. Assim, assinante não tem nenhuma vantagem sobre não-assinante (nos dados é claro, afinal, no resto do Gametrack assinante só tem vantagens!). A programação dos dados independe de qualquer informação pessoal, como sexo, origem, quantidade de jogos, ranking, apelido, idade, cidade ou qualquer dado cadastral.
  • aumentar as chaces dos dados de ataques em relação aos de defesa (é tentador para resolver as reclamações, mas não resolveria e está fora da regra!).
  • criar peças especiais, tipo "RAMBO", que sozinhas aguentam o ataque de dezenas de outras. Se isto acontece, faz parte da estatística.
  • escolher a cada partida um jogador para ser o sortudo da vez (isso não está na regra!).
  • favorecer o resultado daqueles que mais reclamam sobre o assunto.



11. Se os dados são aleatórios, por que eu perco mais exércitos quando ataco do que elimino do adversário?

Isso acontece por causa de regra da vantagem do empate de valores de dados ser da defesa. Isto é, na comparação de par de dados ataque/defesa, se os valores são iguais dá vitória da defesa. Esta vantagem na regra dá um favorecimento à defesa bastante sensível quando se pensa por exemplo, em cenários do tipo 1 dado de ataque contra 3 de defesa.
Use nossa calculadora do War para ver suas chances de fracassar na conquista em um ataque.



12. Usei a calculadora e verifiquei que no jogo aconteceu comigo um fracasso de conquista que estava estimado como bastante raro! Por que comigo?

Por mais raro que seja, às vezes vai acontecer em algum jogo com alguém.
Por exemplo: vencer na Mega-Sena é muito mais difícil do que acontecer a derrota que você passou, mas mesmo assim é comum alguém vencer na Mega-Sena, afinal, são muitos apostando.
Do mesmo modo, numa partida de WAR acontecem centenas de ataques e conquistas. São milhares de partidas por dia, centenas de milhares de ataques. Assim, o resultado "absurdo" que você passou acaba tendo uma chance muito alta de acontecer pelo menos uma vez ao dia.
Por um pouco de azar, aconteceu com você. Mas pense pelo outro lado: vitórias pouco prováveis podem acontecer com você também!



13. Estou realmente revoltado com os dados. Eles sempre me roubam! O que devo fazer?

Sugerimos 2 coisas:

  • que você passe um tempo entendendo as estatísticas de resultados nos dados de ataques e defesa para ver se você não tem uma expectativa errada de como funciona a regra.
  • que você passe a usar outra forma de jogar, ou com seleção de faces de dados ou com simulação 3D. Uma delas será mais do seu agrado.



14. Estou realmente revoltado com os dados. Eles sempre me roubam! O que NÃO devo fazer?

Você não deve:

  • ficar reclamando no chat com os outros jogadores, culpando o jogo e os dados. Além de ser chato, estraga o clima de divertimento do outros jogadores. Muitos não gostam de ficar ouvindo reclamações dos outros. Se xingar então, você pode até ser denunciado e punido.
  • mandar e-mail para nosso suporte reclamando que os dados roubam. Esse é o ponto já pacificado e a resposta do seu e-mail está aqui neste FAQ. Mas se por acaso você um dia ver resultado 7 nos dados ou algo do tipo, aí sim, pode entrar em contato conosco e nos avisar, já que isso só pode ser um bug mesmo!



15. Passei a jogar na forma de seleção de face de dados, mas nada mudou! Continuo sendo roubado.

Então com certeza você está com a expectativa errada sobre os resultados de dados segundo o funcionamento da regra do empate dar vantagem à defesa. Sugerimos você seguir o primeiro conselho da resposta da pergunta 13.



16. Vocês têm que fazer alguma coisa. Vejo muitos reclamando que os dados roubam. Comecei a acreditar!

Reclamações no chat se espalham como vírus. Muitos acabam reclamando para serem solidários com outros ou porque também querem culpar alguém pela sua derrota, desmerecendo a vitória dos outros.
Tente ignorá-las, afinal de contas, neste caso o que realmente te importa são os resultados de seus dados e não os dos outros. Mas se mesmo assim você tiver alguma dúvida sobre o correto funcionamento deles, sugerimos você seguir a pergunta 13 e passar a usar outra forma de sorteio de dados.



17. Ok. Estou convencido: não faz sentido culpar os dados pelas derrotas! O que vocês sugerem fazer então quando vir alguém reclamando dos dados no chat?

Colabore para um ambiente amistoso no Gametrack. Sugerimos:

  • ignorar as reclamações OU
  • desmotivar esta atitude de quem reclama, pedindo para ele parar de reclamar e ler este FAQ. Afinal, quem gosta de jogar WAR quer conquistar o mundo, sem ficar ouvindo reclamações dos outros.